A Capoeira de Ceilândia para o mundo.

QUEM SOMOS?

GINGA ATIVA

Grupo de Capoeira Ginga Ativa

O grupo Ginga Ativa foi fundado em 2019 na Ceilândia- DF, após a formação do Mestre Mancha que participou anteriormente do grupo Sol Nascente por mais de 3 décadas. O Grupo Ginga Ativa foi criado com o intuito de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo IMAF (Instituto Mãe África). Somos um grupo de capoeira com o objetivo de preservar a arte e cultura afro-brasileira, dando continuidade aos ensinamentos ancestrais da capoeira, além de trazer a sua essência, dando ênfase e promovendo: saúde, bem-estar, redução das desigualdades, educação de qualidade, igualdade de gênero, paz e justiça.
O grupo Ginga Ativa atualmente está presente no DF e entorno, em fase de expansão para outros estados brasileiros. Mantem a sua sede no IMAF, também conhecido como Casa da Capoeira.

Possuímos alunos em diversas faixas etárias, em turmas diferentes.

Temos alunos formados dos níveis: Mestrando, Contramestres, Sub-Contramestre Professores e Instrutores.

CAPOEIRA

Tudo que a boca come (Mestre Pastinha).

DANÇAS AFRO BRASILEIRAS

Nosso dia a dia em eventos e apresentações é repleto de expressões culturais diversas como Maculele, Puxada de Rede, Samba de Roda, Samba Duro, Dança do Bastão, Dança do Fogo e diversas outras danças afro brasileira.

MUSICALIDADE

  • Oficinas de Montagem de Instrumentos
  • Aulas de Percussão
  • Noções básicas e avançadas
  • Composição e Arranjo
0
ALUNOS ATENDIDOS
0
TURMAS
0
EVENTOS REALIZADOOS
0
CELEBRATION

Notícias Recentes do IMAF

Aqui você vai encontrar eventos, notícias e acontecimentos sobre todo o Instituto.

VEJA MAIS NO INSTAGRAM

O IMAF foi fundado por capoeiristas pertencentes ao antigo grupo “Sol Nascente”. Após a graduação de Mestre de um dos fundadores, deu-se a criação do atual grupo de capoeira “Ginga Ativa”, que coordena as atividades de capoeira da instituição.

O instituto oferta turmas constantes de capoeira com professores formados do Grupo Ginga Ativa-DF, supervisionados pelo Mestre Mancha. Sempre ao final das aulas são feitas rodas de conversa com trocas de saberes, histórias e notícias relacionadas à capoeira. Praticamos sempre a transmissão de conhecimentos pela oralidade, prática típica das culturas africanas. 

Iniciante

Ofertamos turmas iniciantes para todas as idades, já que a capoeira pode ser executada por todos e todas que tiverem disposição. Nessas turmas desenvolvemos os golpes básicos da capoeira e os toques básicos de cada instrumento que compõem a roda. Ensinamos também as diversas ladainhas e cantos da capoeira, que são a expressão viva da história dessa arte. 

 

Avançado 

Ofertamos também turmas avançadas, onde são desenvolvidos golpes mais elaborados da capoeira e o treinamento é mais intenso para a manutenção do bom condicionamento físico do capoeirista. Além disso, aprofundamos os conhecimentos sobre o grupo Ginga Ativa, sobre a troca de cordas, a história da capoeira e o respeito às origens e tradições de nossa arte afro-brasileira.